quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sem reacção

Ok... ontem percebi que não basta estudar medicina e até ser socorrista: é necessário ter reacção! E eu, raramente tenho. 

Ontem no comboio, ao vir para casa, a meio da viagem vê-se uma rapariga aflita a correr pela carruagem para ir ter com o revisor. Passados alguns segundos, ouve-se "pede-se a comparência de um médico ou técnico de saúde junto à carruagem 21". Sabem que mais? Eu ESTAVA na carruagem 21, e não me mexi. Senti o meu coração a mil e os meus pensamentos só diziam "não... e se o homem está a ter alguma coisa e eu não sei fazer nada... não... é melhor esperar... vai aparecer um médico... os médicos também viajam de comboio..." Passado pouco menos de um minuto apareceu um homem mais velho na carruagem e senti-me aliviada, mas ainda assim fracassada.

Terminei a minha viagem pouco depois de tudo isto acontecer. Ao passar pelo homem que se tinha sentido mal, percebi que estava a tomar o habitual "copa com água", e que na maioria das vezes não faz nada, e que ele estava a sorrir. De facto não me pareceu que tivesse acontecido nada grave, mas podia ter acontecido! O homem podia ter entrado em paragem cardíaca/respiratória e eu ali, a metros de distância, a saber proceder correctamente, não fiz nada!

E agora ao partilhar isto aqui publicamente sinto-me péssima: tenho a sensação que se alguém conhecido ler isto, irá-me de forma diferente. Por outro lado, apetece-me espalhá-lo ao mundo, para que aumente a probabilidade do homem por quem nada fiz, possa ler isto e perceber que me arrependo. E para que sirva de exemplo a mim mesma, e a todas as pessoas que numa situação parecida, pensam que ficariam da mesma forma: sem reacção.

4 comentários:

  1. Penso nisso centenas de vezes: o que vou eu fazer se um dia alguém precisar de ajuda, se eu sinto que não sei nada?

    Parece que só aprendemos a teoria e que, na prática, não sabemos fazer nada, mas penso que é um sentimento comum a todos nós.

    Não te sintas mal, J., um dia vamos ser capazes de ser os primeiros a levantar e ajudar.

    Beijinhos :)

    Inês

    ResponderEliminar
  2. =) obrigada pelo comentário e por visitares o meu cantinho... sim, eu tambem penso assim: um dia vamos todos conseguir. O primeiro passo já foi dado: admitir que tenho de mudar algo.
    um grande beijo e feliz páscoa

    ResponderEliminar
  3. Muito legal sua sinceridade em relação ao que aconteceu. Acabei de terminar um curso de suporte básico de vida e me pergunto justamente isso: será que serei capaz de levantar a mão em meio à multidão?
    Acredito que todo início é difícil, seu início foi com este homem, o meu está por vir...
    E todo início é importante para que nós aprendamos e cresçamos. Provavelmente na próxima vez você já se sentirá mais segura e um dia agirá naturalmente a um chamado destes.
    Não sinta-se triste com isso. A coragem vai nascer na hora certa, tento convencer-me disto e quero que você pense da mesma forma.
    =)

    ResponderEliminar
  4. obrigada Jôze. tambem acredito que aquilo foi apenas um aviso, um choque. muito provavelmente, nunca proxima vez terei mesmo de intervir e graças aquele homem, serei mais capaz.
    obrigada por deixares o teu comentário... adoro que o façam.
    boa sorte, sempre

    ResponderEliminar