terça-feira, 27 de março de 2012

Geração de Mudança

Numa conversa mais informal com um dos Professores da faculdade, que desempenha um cargo "especial" na Ordem dos Médicos, que eu agora não posso especificar ele lá deixou escapar que o exame de seriação para a escolha de especialidade vai de facto mudar. A questão é quando.
Um rapaz cheio de a-vontade perguntou exactamente isso. quando?

Ele perguntou: "Vocês fazem exame em que ano?"
E em coro respondemos: "Novembro de 2014"
..."hum...pois isso é um ano crítico"...
Acho que o meu cérebro entrou em estado de atenção máxima. Foquei a voz do professor e depois ele disse: "a Ordem dos Médicos propôs que o novo exame seja para 2015...o ministério propôs para 2014"...

Eu pensei imediatamente: "Bonito...ou seremos o ultimo Harrison da história ou o primeiro exame tipo Nacional Board".... E sinceramente não sei se é bom ser a geração da mudança!!!!
E o segundo pensamento foi: "mas quem manda mais afinal, a Ordem ou o ministério?..." Não sei se quero saber a resposta...

Se me perguntarem neste momento o que penso: estou dividida, embora pendida para o lado da mudança... Se por um lado o exame Harrison só avalia a nossa capacidade de memorização, e digamos que a minha não é fenomenal, por outro lado o Nacional Board não tem literatura aconselhada.... Estudar por onde? Qual o livro mais adequado? E o curso de Medicina da Universidade de Coimbra, será que está adequado às necessidades dos alunos face ao novo exame?
Bem, preparados agora ou não já não há volta a dar! Pessoas que estão no 3º ano e anos abaixo: para vocês já não há dúvidas! Esqueçam o pensamento "oh...estudar dermatologia para quê...não quero ser dermatologista e não sai no exame..." SAI! Sai tudo! É assustador não é? Agora comparem isso, esse "tudo" completo, com perguntas que avaliam a nossa qualidade como médicos, no seu todo, com os capítulos de super tédio do Harrison...onde todos os pormenores são importantes, todas as legendas em letra 8...tudo tudo pode sair...

Deixo a pergunta no ar...

6 comentários:

  1. Adorei o blog. Mas sou um pouco suspeita para falar porque adoraria estudar Medicina na Universidade de Coimbra... muita felicidade na tua escolha e caminhada... As.:Imelidiane http://myflowersandbutterflies.blogspot.com.br/?view=magazine

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Flor! Sê bem vinda e se quiseres, tira dúvidas, partilha pensamentos, discute mitos...Beijo

      Eliminar
  2. Olá! tb gostei muito do teu blog.... há mt tempo q eu andava à procura de algo do género... tenho 16 anos (quase 17) e estudo o 11º ano e quero fazer medicina em coimbra tb... mas tenho muito medo.. muitas duvidas (nao em relaçao a medicina pq disso eu estou certa) mas... o horario parece-me impossivel de cumprir, as medias para entrar sao muito altas (apesar de eu ser boa aluna) desde que eu entrei no 11º a minha média desceu de 18,5 para 17,85... eu nao sei.... eu só quero poder tirar algumas duvidas... se estiveres de acordo... bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sue!
      Por mim podes sempre perguntar o que quiseres...Respondo ao que puder e souber.
      Sobre as médias: me parece que vais num bom caminho. Tenta subir essa subida, porque ainda não acabou o ano e é optimo já levares esse avanço do 10 ano.
      Sobre os horários: não percebi a tua dúvida...Não tem nada de mais! Tens aulas práticas e aulas teóricas e às vezes seminários... nunca mais de 8h por dia, como qualquer trabalhador...

      Pergunta o que precisares!
      J.C

      Eliminar
    2. muito obrigada por me responderes. o problema é que eu nao sou de portugal, eu sou de cabo verde e a minha irmã vive aí em coimbra... eu já la fui 3 vezes passar férias com ela (fui no ultimo verão), e quero ir estudar aí tb... eu estive no site da fmuc e eu vi os horarios e pareceram-me super intensos... e eu a pensar que ja me ia livrar da mat. e fisica vejo que há biomatematica e biofisica?? o que é que se faz nessas cadeiras? eu sei que já estas no 4º ano, mas se ainda te lembrares ... kkkkk :) obgd

      Eliminar
    3. Oi! Sim lembro.
      Olha biomatemática é giro: demos estatisitica basicamente, um pouco diferente da que se dá no secundário, mas nada de complicado. E aprendemos a mexer no SPSS, que é um programa que se usa nos trabalhos de investigação e que faz falta.
      Biofísica: eu achei interessante, para se compreender coisas simples como medir a tensao... Medimos da forma que medimos por causa da biofísica entendes? Mas não achei muito fácil... Mas se calhar não estudei bem, porque andava no 1º ano... porque não é um bicho de 7 cabeças...
      beijoca

      Eliminar