terça-feira, 29 de março de 2016

Cansada mas entusiasmada!

Fico sempre surpreendida quando reparo que desde a ultima publicação se passaram meses inteiros, no plural. Para mim, Páscoa é em Abril, e este ano ainda não terminamos Março e já passou mais esta festividade. Deixa-me nostálgica isto!
Este primeiro ano parece-me estar a voar muito rápido. Na última publicação falava-vos do quão gratificante tinha sido fazer a minha primeira consulta sozinha. Entretanto isso tem-se repetido praticamente todos os dias, várias vezes ao dia. Tenho ganho muita autonomia, faço cada vez mais consultas. Isso trás obviamente mais cansaço, porque não há nenhum dia em que não tenha algum tema para rever, algo para estudar, algum caso para discutir...
Também no inicio deste mês fiz a minha primeira sessão de educação para a saúde, com crianças institucionalizadas, que correu muito bem e foi igualmente muito recompensador. Inscrevi-me num curso em horário pós-laboral, de doenças respiratórias, para colmatar as minhas falhas a nível do pulmão (que nunca foi órgão que lhe achasse lá muita piada) e lá tive de comprar um livro de dermatologia. Se há coisa que detesto, é dermatologia! Fico toda arrepiada com as imagens do livro, mas tive de me debruçar sobre esse gigantesco buraco negro. Nunca falta o que estudar numa área generalista! A juntar a isto tudo, um curso de Cardiologia aos sábados de manha 1x/mês e agora um sobre Diabetes, no mesmo esquema.

Tivemos connosco uma estudante de medicina do 2º ano a fazer um pequeno estágio, e deveriam ver a carinha dela quando lhe explicamos que o internato eram mais 4 a 6 anos cheios de pequenos objetivos a atingir, cheios de exames em forma de oral... Com uma cara de terror disse-nos: "eu achava que os exames terminavam quando acabássemos a faculdade..."
Pois, não. No caso da MFG, temos os exames após a conclusão de cada estágio obrigatório (obstetrícia, pediatria, psiquiatria e urgência), temos os exames para transitar de ano que englobam perguntas também sobre as áreas das opcionais que fizemos nesse ano, e temos o exame final de especialidade.
Fiquei a conhecer o meu plano de formação para os 4 anos também muito recentemente. Este ano fico na minha USF até Setembro, depois faço estágio de Reumatologia (opcional, escolhida por mim), e depois termino o ano civil com o estagio de 2 meses de Pediatria.

Cansaço misturado com entusiasmo e dedicação, é a mistela que sinto. Perguntou-me há pouco tempo atrás a minha orientadora: "Então, já decidiste se vais ficar na MGF?"
Respondi, sorrindo "Pensei que já soubesse a resposta..."
Ela retribuiu o sorriso.

6 comentários:

  1. Sempre tão inspiradora :)

    Também eu mantenho um pouco a ilusão de que os exames acabam, para todo o sempre, no 5° ano... Talvez voltem até piores na especialidade, não sei, mas o facto de estar já a trabalhar e a fazer o que gosto, dará outro encanto à coisa... Espero eu :)

    Muitos parabéns pela tua decisão de dar tudo de ti à MGF, também sou da opinião que pareces ser uma excelente pessoa, que trará muito de bom à comunidade!
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Pensava que estando na especialidade apenas tinhas formação prática nessa área. Vai dando notícias com mais brevidade. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, na especialidade somos avaliados formalmente, com datas marcadas, jurí de exames composto por mais de um elemento, notas afixadas publicamente. Por exemplo em Espanha, não há estas particularidades, o interno faz a especialidade do inicio ao fim sem se apresentar a nenhum exame. Não é à toa que os médicos portugueses são muito bem vistos e reconhecidos no estrangeiro!!! ;P

      Eliminar
  3. num tempo em que os estudantes mais novos mal tenham vaga para uma especialidade é uma lufada de ar fresco ver a felicidade de uma especialidade generalista :) parabéns e não deixes de passar por cá ;) beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá J.Castro, tudo bem? Fiquei muito inspirado pelos seus relatos. O meu sonho é ser psiquiatra, fazer pós-graduação em psicoterapia cognitivo-comportamental, dentre outras áreas. O que venho aqui te perguntar é: existe alguma possibilidade do médico fazer uma segunda graduação de curta duração depois de formado? Por exemplo: Educação física, que dura de 3 a 4 anos. Sei que depende muito do tipo de profissional. No meu caso, quero ser psiquiatra. Antes, estava pensando em ser psicólogo, pois não gostava da ideia de um profissional que simplesmente prescreve medicamentos para tratar de problemas mentais, como depressão, ansiedade, etc. Quero envolver-me com a história do paciente, me especializar o máximo possível para poder analisá-lo como um indivíduo dentro dos aspectos mente, corpo e espírito. Tenho uma meta de vida muito bem estipulada: melhorar a qualidade de vida das pessoas, ajudá-las a mudar suas perspectivas a respeito da mesma, construir hábitos saudáveis, mostrar para eles que momentos frustrantes, extremamente ruins existem, mas que podem ser superados a partir do momento em que somos humildes e corajosos o suficiente para pedirmos ajuda. Sei que provavelmente represento uns 30% acredito eu dos que querem ser psiquiatras e que se interessam pelo comportamento humano, pela terapia propriamente dita. Mas, enfim, gostaria de saber se é possível eu fazer essa faculdade de educação física lá na frente. Estou ciente de que são muitos anos de estudo, mas não me vejo de fato parando de estudar. Através da faculdade de educação física, vejo-me sendo um personal trainer que, além de poder prescrever medicamentos, fazer psicoterapia, utiliza exercícios físicos como uma forma de tratamento. É algo que nunca vi alguém fazer, mas pensei: se Augusto Cury, médico psiquiatra, doutor em psicanálise escreveu inúmeros livros e foi considerado o autor brasileiro mais lido da década de XX, por que eu não posso ser também diferente? A psiquiatria ao meu ver, não é uma área tão desgastante como as que envolvem cirurgia, trabalhar em hospitais, visto que pretendo criar a minha própria clínica, sobre saúde física e mental... Ademais, alguma matéria de educação física eu provavelmente conseguirei pular, pois teria tido aula de anatomia de algo relacionado na medicina... Sei que se tratam de daqui a 10 anos, ou mais, 15, tudo muito incerto, mas tenho alimentado esse desejo faz um tempo... Enquanto muitos não sabem o que querem fazer antes de entrar na medicina, já tenho em mente que especialização, pós graduação e até que segunda graduação eu posso procurar... Estou muito inspirado, e gostaria de ter uma perspectiva de uma pessoa inspiradora... Alimento-me bem, faço atividades físicas regulares, sou organizado para conciliar com os estudos, consigo me adaptar muito rápido... Faço tudo isso pensando em viver uma qualidade de vida muito boa, na profissão que for exercer, psiquiatria, para poder ajudar das mais diversas formas, diferentes pessoas... Pesquisei mais ou menos sobre o estilo de vida do profissional, a carga horária de estudo, trabalho... Podemos então conduzir o nosso próprio caminho, ser criativos na medicina, ser empreendedores como em outras profissões? Muito obrigado pela sua atenção, tenha um bom dia!

    ResponderEliminar
  5. Pf não abandones o blog! Tenho vindo cá mais do que uma vez por semana ver se já escreveste mais alguma coisa sobre MGF... Vou escolher em Junho e preciso de uma luz que me guie! Não sei o que escolher!

    ResponderEliminar